Case de Londrina

  • Como Londrina inovou na escolha de sua Secretária de Educação?

  • CONHEÇA A NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE LONDRINA

    REPORTAGEM SBT
  • Após seleção, Marcelo Belinati define secretária de Educação de Londrina

    REPORTAGEM GLOBO
  • ONG conclui seleção de candidatos a secretário de Educação de Londrina

    REPORTAGEM G1

O Case

Pela primeira vez no Brasil, um governo realizou um processo seletivo profissional e aberto para preencher um cargo de primeiro escalão em sua gestão e o Vetor Brasil ajudou a construir essa história.

 

Idealizada pelo Deputado Federal e prefeito eleito de Londrina, Marcelo Belinati (PP-PR) e pela Frente Parlamentar da Educação, liderada pelo Deputado Federal Alex Canziani (PTB-PR) a inovadora iniciativa de realizar um processo seletivo para a escolha de um secretário municipal de educação se tornou um caso de referência para o setor público brasileiro.

LEIA O CASE COMPLETO AGORA

Marcelo Belinati

Prefeito de Londrina

“Foi uma iniciativa inovadora em todo o Brasil e é impressionante o que tenho recebido de prefeitos buscando informações porque querem adotar este modelo de escolha de seu secretariado, que é baseado na meritocracia.”

O Processo de Seleção

O Vetor Brasil foi o responsável por operacionalizar todas as etapas do processo de pré-seleção dos candidatos, dentro de seu Programa de Líderes de Gestão Pública. Os candidatos finalistas tiveram então seus nomes recomendados ao prefeito, responsável pela decisão final.

 

No total, 129 candidatos se inscreveram para o processo, dos quais 70 residentes de Londrina e o demais representando outros 11 estados da federação.

 

O Processo de Pré-seleção contou com seis etapas, que tinham como objetivo avaliar os candidatos de diferentes perspectivas:

 

 

Alex Canziani

Deputado Federal / Frente Parlamentar da Educação

“Se tivermos as melhores pessoas, levaremos a gestão pública ao sucesso. Este processo seletivo estabeleceu um novo paradigma na administração pública brasileira. Espero que se torne um exemplo.”

A Secretária

 

Ao final, a professora Maria Tereza Paschoal de Moraes, ex-Secretária de Educação de Ourinhos/SP foi escolhida pelo prefeito eleito para assumir a Secretaria de Educação em 2017.

Maria Tereza é professora do ensino básico, tendo atuado de 2000 a 2012 em sala de aula, e advogada. Foi Secretária Municipal de Educação de Ourinhos de janeiro de 2013 até março de 2016. Durante sua gestão o IDEB municipal passou de 5,3 para 6,4, e a fila de espera por vagas em creche, que era de 1.054 crianças, foi reduzida em cerca de 85%. Possui master em Liderança e Gestão Pública pelo CLP/Harvard/EUA e é líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade).

Cobertura da Imprensa

Lançamento do processo seletivo:

 

Encerramento das inscrições:

 

Anúncio dos finalistas:

 

Anúncio da secretária escolhida:

 

Materiais relevantes

  • Memorando de Entendimento assinado entre o Vetor Brasil e o prefeito eleito, Marcelo Belinati – 26/10/2016 (PDF)
  • Lançamento do processo seletivo no Congresso Nacional – 26/10/2016 (YouTube)
  • Chamamento público da pré-seleção para sugestão de candidatos ao cargo de Secretário de Educação de Londrina (PDF)
  • Relato do processo de seleção dos candidatos ao cargo de Secretário de Educação do município de Londrina: desafios e aprendizados (PDF)

Quer levar esta inovação para o seu município?

Clique aqui